Renova SP

Cliente
Prefeitura de São Paulo
Ano
2011
Status
Concluído

GALERIA

 

OBJETIVOS

COSTURA URBANA

Integração das dimensões urbanas existentes: arquitetura, cidade e paisagem + mobilidade urbana.

PASSEIOS + ADENSAMENTO

Integração dos sistemas de Áreas de Proteção Permanente + desocupação das encostas + incremento da permeabilidade + adensamento nas planícies.

DESENHO DA CASA

O quintal como extensão da casa; como um programa doméstico: o varal, o quaradouro, a horta, o banco ocupam o vazio e inibem novas invasões = VALOR DA VIDA COTIDIANA.

O PROJETO DA QUADRA

Projeto concebido como uma quadra com espaços livres no seu interior, de caráter público e acessível também pela rua projetada. Os edifícios laminares configuram a transposição da quadra e dos blocos associados ao de maior porte, garantem a escala acolhedora dos espaços livres mais próximos às moradias.

O PROJETO DA RUA

A via central de pedestres articula uma sucessão de usos e espaços livres ; de um lado o abrigo de atividades para o bairro – páteo para ferias-livres; escola pública, e galeria para pequeno comércio e serviços; de outro, os usos dos moradores – lazer e convívio.
O bloco linear, de uso misto, dialoga com a rua retilínea e a sinuosidade do talude lateral do terreno. A sucessão de blocos prismáticos marca um ritmo regular entre as habitações e os espaços livres de uso dos moradores.

O PROJETO DO PASSEIO

O desenho do passeio público define um piso divisor entre as habitações e a rua, onde estão dispostos os usos de caráter coletivo, integrados por uma galeria. A verticalização dos blocos habitacionais aproveita o declive acentuado adensando a ocupação. O espaço da circulação alargada junto aos apartamentos é uma extensão da casa e recupera o hábito da cadeira na calçada.

PARCEIROS

2011

Arquitetos:
Catherine Otondo – BASE URBANA
Marina Grinover – BASE URBANA
Jorge Pessoa – PESSOA ARQUITETOS
José Paulo Gouvêa
Luis Antonio Jorge

Consultores:
Drenagem: Geasanevita
Geotécnico: Geobrax
Estrutura: Oyamada Associados
Paisagismo: Oscar Bressane
Orçamentos: Nova Engenharia

Equipe:
Julie Trickett
Paula Saad
Rebeca Grinspum
Regis Sugaya
André Nogueira
Bhakta Krpa
Cadu Marino
Fernando Tulio Melo
Luis Imenez
Thais Marcussi