Clube em Macapá, AP

Cliente
Cipasa
Ano
2013-2016
Números
distância 2.665,46 km
Status
Concluído

Galeria

OBJETIVOS

O projeto para o clube de um condomínio em Macapá teve como desafio imaginar uma construção que pudesse ser montada rapidamente  com eficácia e precisão, dado o clima da região –  muitas chuvas –  e a dificuldade de fiscalização da obra, de uma empresa paulista  no Estado do Amapá.
Pensamos em uma estrutura de madeira  laminada pré fabricada, que pudesse ser montada em poucos dias, e com precisão, servindo de gabarito para o restante da construção. Para a cobertura grandes beirais, que mantém a temperatura fresca, e protege os salões das chuvas torrenciais.
A estrutura de madeira, viajou quase três mil quilômetros, de caminhão e balsa, até chegar ao seu destino final. Mesmo assim o custo final da construção ficou cerca de 15% abaixo do esperado.
Os volumes do clube se organizam em torno de uma praça de chegada que acolhe os visitantes e abre se para a vista da mata logo em frente. Os salões são livres, e os programas de apoio estão localizados em blocos laterais, abaixo dos beirais.
Os fechamentos e pisos, são singelos, tijolo, pedra no chão e azulejos com um desenho que lembra o dança dos pássaros da floresta.

PARCEIROS

arquitetos:
Catherine Otondo – BASE URBANA
Marina Grinover – BASE URBANA
Jorge Pessoa – PESSOA ARQ

Equipe:
Daniel Guimarães
Florencia Testa
Julie Trickett
Livia Marquez
Matheus Tonelli
Patricia Mieko
Paula Saad
Tânia Helou
Tiago Testa

Gerenciamento e Coordenação Técnica de Obra:
Cipasa Urbanismo S.A.

projetistas:
estrutura de Madeira: Arq. Marcus Vinicius Loima e Eng. Hélio Olga – Ita Construtora

construção:
Cipasa Urbanismo S.A.
ITA Construtora

Ensáio Fotográfico:
Cipasa Urbanismo S.A.